Tattoo e Ciência
Tattoo e Ciência
Artigo/ciência
Veja a ciência por trás da tatuagem
Provavelmente você já pensou em fazer uma tatuagem ou conhece alguém que já tenha feito. E porque não! Afinal, feitas por bons profissionais elas são belíssimas. Segundo o tatuador Wandson Andrade, que atende no estúdio em Ramos, zona norte do Rio de Janeiro. Muitas pessoas procuram fazer tatuagens para homenagear familiares, conjunges e filhos, ou para embelezar o corpo.
Veja na figura 1 e 2 , as tatuagens de Wandson Andrade.
Figura 1 Fonte: Wandson Andrade
Figura 2 Fonte: Wandson Andrade
Sabe qual a relação delas com a ciência.
IMUNOLOGIA
A Imunologia é uma ciência, ramo das ciências Biologicas, que estuda o sistema imunológico, que é o responsável pela defesa do organismo dos seres celulares contra patógenos (vírus, bactérias, parasitas, agentes alérgicos, etc.).
Segundo (MELO, 2014), as células que fazem parte desse sistema imune pertencem a dois grupos principais, são eles os linfócitos e os macrófagos.
-Os macrófagos – são muito importantes na regulação da resposta imune. Possuem a função de detectar e fagocitar os micro-organismos invasores, células mortas e outros tipos de resíduos. São as primeiras células a perceber que há invasores no corpo. (ESSAS SÃO AS CELULAS QUE VÃO INTERAGIR COM A TINTA DA TATUAGEM)
-Os linfócitos – essas células estão presentes em nosso sangue, e podem ser classificadas em três tipos principais: Linfócitos B – são responsáveis pela produção de anticorpos, quando maduros e ativos. Nesta fase são chamados de plasmócitos. Linfócitos T auxiliadores (CD4) – são responsáveis por comandar a defesa do organismo. Linfócitos T matadores (CD8) – são responsáveis pela destruição de células anormais, infectadas ou estranhas ao organismo
Fonte: (GIARETTA, 2015)
Segundo (TOLEDO, 2017), quando a máquina da tatuagem injeta a tinta na pele (corpo estranho), ela deposita a tinta na derme (camada da pele que contém vasos sanguíneos e nervos). Células chamadas de (macrófagos) começam a se proliferar e o sistema imune é ativado. Os (macrófagos) tentam fagocitar (“comer”) as moléculas de pigmentos da tinta da tatuagem. Ao mesmo tempo que os fibroblasto sintetizam colágeno para iniciar o processo de reconstrução da epiderme. Porém, as moléculas de pigmentos da tinta são muito grandes para serem destruídas pelos macrófagos. Então, a tinta permanece aprisionada no macrófago, formando a sua tatuagem! Depois da cicatrização, a epiderme se fecha novamente, as células de defesa se dispersam, e o pigmento colorido fica aprisionado na derme, encapsulados em restos de glóbulos brancos e fibroblastos, tudo protegido com o teto da epiderme.
Fonte: (YASMINSAYRELAX, 2016)
TATUAGEM TEMPORÁRIA
A tinta da tatuagem é depositada na epiderme e não na derme. A pele da epiderme é renovada constantemente, por essa razão é retirada com o tempo.
COMPLICAÇÕES
De acordo com o artigo do site (saber atualizado, 2016), as complicações geralmente estão ligadas com questões de higienização ou de alergias. Atualmente são casos raros, mas existem. É de extrema importância, antes de fazer uma tatuagem, procurar profissionais de qualidade, os quais seguirão todos os procedimentos padrão de higienização. A máquina de injeções precisa ser completamente esterilizada após o uso e as agulhas devem ser únicas para cada cliente. Isso evita doenças transmitidas pela via sanguínea.
E o potencial de risco somente ocorrer em práticas amadoras de tatuagem, como aquelas feitas em prisão, onde a tinta utilizada não é certificada (podendo conter contaminantes diversos, como o mercúrio ou bactérias) e as agulhas tendem a não ser descartáveis.
O artigo também informar que, a alergia pode ser tanto por causa da estrutura química da tinta em si, como por contaminantes/ingredientes anexados a ela originados do seu processo de produção laboratorial/industrial (metais pesados, por exemplo). Certos pigmentos de cores costumam causar mais dessas alergias e outras reações indesejáveis, como os roxos, rosas, laranjas e, especialmente, os vermelhos. E essas reações podem ser dividas em duas partes: instantâneas ( na mesma hora) ou atrasadas (dias depois).
CONCLUSÃO
É preciso pensar bem antes de fazer uma tatuagem, para não se arrepender. Lembrando sempre que existem riscos à saúde por isso o barato pode sair caro. E nunca procure fazer tatuagem pelo preço, e nem por conta própria. Sempre procure profissionais competentes, seja para tatuar, seja para apagar.
BIBLIOGRFIA
GIARETTA, E. COMO O SISTEMA IMUNOLÓGICO REAGE AO PIGMENTO? elianagiaretta, 2015. Disponivel em: <https://elianagiaretta.com.br/como-o-sistema-imunologico-reage-ao-pigmento/>. Acesso em: 18 jul. 2019. il.collor.
MELO, P. Sistema imunológico. estudopratico, 2014. Disponivel em: <https://www.estudopratico.com.br/sistema-imunologico-definicao-organizacao-das-celulas-e-linfocitos-e-os-macrofagos/>. Acesso em: 18 jul. 2019.
QUAL é a ciência por trás das tatuagens? saberatualizado, 2019. Disponivel em: <https://www.saberatualizado.com.br/2016/05/qual-e-ciencia-por-tras-das-tatuagens.html>. Acesso em: 2019 jul. 15.
TOLEDO, L. A ciência por trás das tatuagens! cienciaexplica, 2017. Disponivel em: <https://www.cienciaexplica.com.br/cienciaexplica/ciencia-por-tras-das-tatuagens/>. Acesso em: 01 jul. 2019.
YASMINSAYRELAX. Infográfico: Processo da tatuagem. tattooblog, 2016. Disponivel em: <https://1tattooblog.wordpress.com/2016/10/19/infografico-processo-da-tatuagem/>. Acesso em: 2019 jul. 18. il.color.