Criar um Site Grátis Fantástico

Você sabe o que é biotecnologia.

Você sabe o que é biotecnologia.

 

Você sabe o que é biotecnologia. E como ela pode ajudar no dia a dia em nossa sociedade

 

Figura 1

Fonte: (Basic Genetics)

Biotecnologia é a ciência que faz melhoramento genético nas células de seres vivos, melhoramento nos vegetais e animais. Para entendermos melhor como a biotecnologia funciona, precisamos compreender que são técnicas da engenharia genética. Unimos genes de um animal ao de outro animal, ou seja, unimos características de um animal x com a de outro animal y. Podemos pegar os genes que manifesta a cor dos olhos azuis de um lobo e inseri-lo no DNA de uma girafa, e assim criaremos uma girafa de olhos azuis. Bem bizarro né! Desse modo, as plantas e os animais terão vantagens de sobreviverem em ambiente hostil, e obterão sucesso reprodutivo.

Parece complicado entender mais é necessário saber alguns termos técnicos e vou explicar. Como informar a professora (SANTOS, 2017), todo individuo vivo possuem células, e dentro do núcleo das células contem cromossomos. Possuímos 46 cromossomos dentro do núcleo de nossas células, 23 herdadas do pai e 23 herdadas da mãe. Os cromossomos têm uma forma de xis e são formados por filamentos de DNA condensados, ou seja, filamentos unidos. Mais o que é DNA? São duas fitas enroladas entre si, em forma de dupla hélice. Nelas estão às informações e características que todos carregamos, como as cores dos cabelos, as cores dos olhos, as cores da pele, a altura e etc. Também chamamos o DNA de código genético. Veja na figura 1

 

 

 

Você já ouviu falar em alimentos transgênicos? 

Com os avanços da biotecnologia surgiram os alimentos chamados transgênicos. Segundo (BRONDANI, 2019), os transgênicos são alimentos que tiveram seu patrimônio genético alterado, ou seja, que receberam genes provenientes de outros seres vivos, com intuito de melhoramento genético para ficarem mais nutritivos, saudáveis e saborosos, ou para resistirem às pragas nas lavouras e aos pesticidas que são venenos, ou para resistir às mudanças de temperaturas. A Soja, o milho, o arroz, trigo e a algodão são exemplos de alimentos que podem ser modificados geneticamente. Não é exagero dizer que os transgênicos podem salvar vidas, alimentar a população mundial, que cresce a cada ano, gerar emprego e renda.

Como menciona (AVILA, BERTOLINI, et al., 2019), a Biotecnologia é utilizada em diferentes aplicações e em vários segmentos de atividades: Agricultura, Mineração, Pecuária, Saúde e Indústria. Na agricultura ela pode proporcionar controles biológicos de pragas com a criação de fungicidas, inseticidas e formicidas; melhoramento de sementes e criação de fertilizantes. Os governantes da década de 50 iniciaram uma campanha para amenizar a fome no mundo, introduziram uma politica de revolução agrícola, ou seja, introduziram tecnologia no campo, como maquinas e conhecimentos científicos - a biotecnologia. Houver um aumento da produtividade nos países que se mecanizaram, aumentando a quantidade de alimentos no mundo, principalmente em países com a economia baseada na agricultura.

se você gostou desse assunto acesse aqui para ter acesso a livro grátis SOBRE BIOTECNOLOGIA-> LIVROS

 

Bibliografia

 

AVILA, J. E. et al. Agricultura Convencional x Agricultura Sintrópica: Um Estudo Comparativo Entre as Práticas de Produção. associação brasileira de agroecologia, 15 fevereiro 2019. Disponivel em: <https://cadernos.aba-agroecologia.org.br/index.php/cadernos/article/view/2493/2337>. Acesso em: 01 junho 2019.

BASIC Genetics. Kintalk UCSF. Disponivel em: <https://kintalk.org/genetics-101/>. Acesso em: 02 jul. 2019.

BRONDANI, A. Transgênicos: tudo o que você precisa saber. conselho de informações sobre biotecnologia, 10 junho 2019. Disponivel em: <https://cib.org.br/transgenicos/>. Acesso em: 22 junho 2019.

SANTOS, V. S. D. video ( 13:56 min). Conceitos Básicos da Genética. brasil escola, 04 abril 2017. Disponivel em: <https://www.youtube.com/watch?v=-YkrP8Tnt9Y&feature=youtu.be>. Acesso em: 02 julho 2019.